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"Reanimabebê": serious game para equipe de enfermagem na reanimação cardiopulmonar em pediatria / "Reanimabebê": serious game for nursing team in cardiopulmonary resuscitation in pediatrics
Rodrigues, Bruna Caroline; Rissi, Gabrieli Patricio; Uema, Roberta Tognollo Borotta; Meschial, William Campo; Jaques, André Estevam; Higarashi, Ieda Harumi.
Affiliation
  • Rodrigues, Bruna Caroline; Universidade Estadual de Maringá - UEM. Maringá (PR). BR
  • Rissi, Gabrieli Patricio; Universidade Estadual de Maringá - UEM. Maringá (PR). BR
  • Uema, Roberta Tognollo Borotta; Universidade Estadual de Maringá - UEM. Maringá (PR). BR
  • Meschial, William Campo; Universidade Estadual de Maringá - UEM. Maringá (PR). BR
  • Jaques, André Estevam; Universidade Estadual de Maringá - UEM. Maringá (PR). BR
  • Higarashi, Ieda Harumi; Universidade Estadual de Maringá - UEM. Maringá (PR). BR
Saude e pesqui. (Impr.) ; 15(2): e10306, abr./jun. 2022.
Article in Pt | LILACS-Express | LILACS | ID: biblio-1368497
Responsible library: BR1934.9
RESUMO
Delinear o processo de planejamento e desenvolvimento de uma tecnologia digital, serious game, voltado ao atendimento à parada cardiorrespiratória infantil pela equipe de enfermagem em unidade de pronto atendimento. Estudo metodológico, desenvolvido segundo o Design Participativo em unidade de Pronto Atendimento à Criança. Os participantes corresponderam à equipe de enfermagem e aos juízes-especialistas. A construção do game ocorreu a partir da escolha da temática pela equipe, confecção do roteiro, encaminhamento à equipe de informática, disponibilização do jogo aos sujeitos e posterior avaliação. Para tanto, utilizou-se o instrumento EGameFlow. Juízes-especialistas avaliaram o jogo como uma inovação tecnológica, que atestam sua aptidão para aplicação na referida população de interesse. Face ao impacto potencialmente positivo da utilização dessa ferramenta neste complexo cenário assistencial, vislumbra-se a possibilidade de incorporar o uso do serious game às estratégias de educação permanente em saúde, visando à qualificação crescente da assistência emergencial pediátrica.
ABSTRACT
Describe the process of planning and developing a digital technology, a serious game, aimed at assisting infant cardiopulmonary arrest by the nursing staff at an emergency care unit. Methodological study, developed according to Participatory Design in a Child Emergency Care unit. Participants corresponded to the nursing staff and expert judges. The game was constructed based on the choice of the theme by the staff, preparation of the script, referral to the computer team, making the game available to users and subsequent evaluation. For that, the EGameFlow instrument was used. Expert judges evaluated the game as a technological innovation, confirming its suitability for application in the aforementioned population of interest. The potential positive impact of using this type of tool in this complex care setting indicates the possibility of incorporating the serious game into continuing health education strategies, with a view to increasing the qualification of pediatric emergency care.
Key words

Full text: 1 Collection: 01-internacional Database: LILACS Language: Pt Journal: Saude e pesqui. (Impr.) Journal subject: CIENCIAS DA NUTRICAO / FARMACIA / MEDICINA FISICA E REABILITACAO / ODONTOLOGIA Year: 2022 Document type: Article Affiliation country:

Full text: 1 Collection: 01-internacional Database: LILACS Language: Pt Journal: Saude e pesqui. (Impr.) Journal subject: CIENCIAS DA NUTRICAO / FARMACIA / MEDICINA FISICA E REABILITACAO / ODONTOLOGIA Year: 2022 Document type: Article Affiliation country:
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